Para a Linguística, os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim, ao lado da crônica, do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o email, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade.
Quanto à forma ou estrutura das sequências linguísticas encontradas em cada texto, podemos classificá-los dentro dos tipos textuais a partir de suas estruturas e estilos composicionais.
Schneuwly e Dolz publicaram um quadro onde as tipologias são cruzadas com os gêneros. Desse quadro é possível deduzir que é tão importante ensinar as tipologias quanto os gêneros. Para os dois autores, há cinco tipologias que é preciso considerar no ensino de língua. Cada uma dessas tipologias é mobilizada pelas pessoas que se comunicam em diferentes gêneros, mas cada gênero exige um maior ou menor domínio de cada uma delas. É importante considerar que usamos todas essas capacidades em gêneros diversos. Por exemplo, num conto, usamos predominantemente a capacidade de narrar, mas podemos colocar personagens discutindo um assunto, e então aparecerá a capacidade de argumentar.
Gêneros orais e escritos na escola
Domínios sociais de comunicação | Aspectos tipológicos | Capacidade de linguagem dominante | Exemplo de gêneros orais e escritos |
Cultura Literária Ficcional | Narrar | Mimeses de ação através da criação da intriga no dominio do verossímil | Conto de Fadas, fábula, lenda,narrativa de aventura, narrativa de ficção cientifica, narrativa de enigma, narrativa mítica, sketch ou história engraçada, biografia romanceada, romance, romance histórico, novela fantástica, conto, crônica literária, adivinha, piada |
Documentação e memorização das ações humanas | Relatar | Representação pelo discurso de experiências vividas, situadas no tempo | Relato de experiência vivida, relato de viagem, diário íntimo, testemunho, anedota ou caso, autobiografia, curriculum vitae, noticia, reportagem, crônica social, crônica esportiva, histórico, relato histórico, ensaio ou perfil biográfico, biografia |
Discussão de problemas sociais controversos | Argumentar | Sustentação, refutação e negociação de tomadas de posição | Textos de opinião, diálogo argumentativo, carta de leitor, carta de solicitação, deliberação informal, debate regrado, assembleia, discurso de defesa (advocacia), discurso de acusação (advocacia), resenha crítica, artigos de opinião ou assinados, editorial, ensaio |
Transmissão e construção de saberes | Expor | Apresentação textual de diferentes formas dos saberes | Texto expositivo, exposição oral, seminário, conferência, comunicação oral, palestra, entrevista de especialista, verbete, artigo enciclopédico, texto explicativo, tomada de notas, resumo de textos expositivos e explicativos, resenha, relatório científico, relatório oral de experiência |
Instruções e prescrições | Descrever ações | Regulação mútua de comportamentos | Instruções de montagem, receita, regulamento, regras de jogo, instruções de uso, comandos diversos, textos prescritivos |
Exemplos de Generos Textuais
- Carta Argumentativa
- Carta Pessoal
- Entrevista
- Noticia
- Reportagem
- Resenha Critica
- Abaixo Assinado
- Anuncio
- Artigo de Opinião
- Biografia
- Campanha Comunitária
- Carta Aberta
- Carta do Leitor
- Carta de Reclamação
- Diario de Ficção
- Diario
- Anuncio Publicitário
- Blog
- Cartaz
- Debate
- Editorial
- Esquema e Resumo
- Manifesto
- Relato Pessoal
- Relatório
- Painel
- Textos Jornalisticos
- Resenha Seminário
- Texto Prescritivo e Injuntivo
- Verosimilhança
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